• Acólitos
    São de vários géneros as funções que o acólito pode exercer, podendo algumas delas ocorrer simultaneamente.
  • Grupos Corais
    São três os grupos corais que tomam parte habitual na animação das celebrações eucarísticas da Paróquia da Palhaça.
  • Leitores
    «O leitor é instituído para fazer as leituras da Sagrada Escritura, com excepção do Evangelho.»
  • Ministros Extraordinários da Comunhão
    O Bispo da Diocese goza da faculdade de conferir a pessoas idóneas a missão de Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC), por um prazo renovável de três anos.
  • Visitadores de Doentes
    São uma presença amiga, uma voz da igreja, mensageiros da comunidade junto dos irmãos em situação de maior dificuldade, pela doença ou pela idade.
  • Irmandade das Almas da Paróquia de S. Pedro da Palhaça
    Os primeiros estatutos datam de 1944 e obtiveram parecer favorável do Promotor do Bispado a 17 de Outubro de 1948 e foram aprovados em 21 de Outubro do mesmo ano.